Quem é Quem

GLAUCIA TEIXEIRA*

“O desejo de ampliar os horizontes sempre foi um ponto dominante em mim, e continua assim até hoje. Minha vida tem sido pautada por escolhas, e uma vez tomada a decisão, não olho mais para trás. Sou filha de um engenheiro de origem portuguesa e uma dona de casa com raízes italianas. Nasci no litoral paulista e cresci em um ambiente saudável, com qualidade de vida, ao lado de uma irmã mais nova. Natação, balé e piano foram atividades proporcionadas por meus pais. Aos 16 anos, veio então uma experiência decisiva para o meu futuro, a participação em um programa de intercâmbio internacional.

De Santos fui para Auburn, no estado de Nova Iorque, conviver com uma família americana e completar os estudos do que hoje equivale ao ensino médio no Brasil. Quando retornei, Santos havia ficado pequena para mim. Mudei para São Paulo, cursei relações públicas na FAAP e, com o inglês afiado, comecei a dar aulas durante o tempo de faculdade.

O conhecimento da língua inglesa abriu várias portas, a começar pela Digital, meu primeiro emprego formal, em um ciclo de quase sete anos. O passo seguinte foi a Sun Microsystems, onde efetivamente fiz meu ingresso no universo do RH, uma transição que ocorreu de forma orgânica. Nessa época, tive uma líder inspiradora, a Malena Martelli, com quem aprendi muito. O inglês fez novamente enorme diferença, possibilitando o envolvimento com projetos internacionais – e esses, por sua vez, me levaram ao aprendizado do espanhol.

Assumi depois a gerência de RH da Peoplesoft e, no movimento seguinte, ingressei na EDS, onde dirigi a área e tive oportunidade de ser expatriada para os Estados Unidos. Permaneci por um ano e meio na sede da companhia, no Texas, registrando ainda uma passagem por Córdoba, na Argentina. Àquela altura, interessada em tomar o caminho de volta ao Brasil, optei por empreender essa jornada, mesmo às custas da difícil decisão de me desligar da empresa.

Com a bagagem acumulada, ingressei pouco depois na Control Risks como diretora regional de RH para a América Latina, já baseada em São Paulo. Em seguida, fui navegar no mundo da logística, primeiro na Penske e, depois, na CEVA. Daí surgiu a proposta de me juntar à Novelis. Como sempre busco conhecimento e desafios, enxerguei a chance de desbravar um novo segmento como oportunidade ímpar de continuar aprendendo. No fundo, é isso que me move e que tem orientado minhas escolhas de vida e carreira.”

Glaucia Teixeira Novelis

*Entrevista concedida enquanto vice-presidente de RH da Novelis. Acompanhe a trajetória no LinkedIn

Por Thaís Aiello, com imagens de Gladstone Campos

Veja também: Quem é Quem, com Karin Parodi