Diário de Bordo #2

Brasileiros Pelo Mundo: do LinkedIn para a Bélgica

De como uma conversa inbox fez o Brasileiros pelo Mundo se transformar de ideia em ação

Por Thaís Aiello – 03 de outubro de 2019

Se fosse pelo correio convencional, a troca de mensagens ao lado levaria muuuito tempo para acontecer ou, talvez, nem tivesse ocorrido. Primeiro, porque eu não teria um mecanismo online me estimulando a convidar para minha rede profissional alguém que há tempos eu não via.

Segundo, devido ao tempo do mundo concreto, que não é instantâneo como o digital. O fato é que, de bate-e-pronto, Ticiana Tucci e eu retomamos o contato, e aí o Brasileiros Pelo Mundo começou a ganhar materialidade.

Cerca de três meses depois, eu chegava à Bélgica. Em Bruxelas, peguei um trem até Waterloo, com uma agenda cheia. Havia solicitado à Ticiana que me ajudasse a viabilizar entrevistas com outros brasileiros no país – e ela foi eficientíssima! Realizei 6 entrevistas, três na capital e outras três em Waterloo, cidade que passou para a história como berço do confronto militar que colocou fim ao império napoleônico.

Foi nos campos de batalha de Waterloo, onde o Duque de  Wellington derrotou Napoleão Bonaparte, que gravamos este vídeo de participação da Ticiana Tucci no Brasileiros Pelo Mundo. O vento não deu trégua, tornando a captura do som uma aventura e tanto. Marinheira de primeira viagem, sem ter por perto Gladstone Campos, comandante-mor das nossas lentes, bravamente enfrentei o desafio. Não vivemos em um mundo beta? Cá estamos nós, aprendendo a aprender, o tempo todo!

Em tempo: esse é um novo canal do Panorama Executivo que se dedica a falar sobre gestão da carreira internacional e  perspectivas para além das fronteiras.