Diário de Bordo #1

Brasileiros Pelo Mundo: a aventura está apenas começando

E foi assim que teve início o Brasileiros pelo Mundo, no dia em que perdi a mala… e achei a fonte!

Por Thaís Aiello – 19 de setembro de 2019

Sempre tive um pesadelo, ainda que acordada. As malas rodando na esteira do desembarque me causam pânico, e o medo de extravio da bagagem me persegue. Felizmente, sempre sai ilesa.

Tudo, porém, tem sua primeira vez, e a minha foi em um voo entre Roma e Paris. Não chegaria à Cidade Luz pelo Charles de Gaulle, como em outras ocasiões. Em homenagem ao Chico, foi por Orly, tamborilando na cabeça “vai meu irmão, pega este avião…”

A alegria durou até o pesadelo se concretizar. Sim, Paris me recebia com a roupa do corpo e os documentos guardados na mochila. Confiei demais e, para não carregar peso, fui imprevidente ao colocar tudo, tudinho, na mala despachada.

Perdi um pouco de tempo no aeroporto em função dos trâmites necessários para registrar o extravio da bagagem. Mal sabia eu que o universo conspirava para um grato encontro. Na saída, o conforto de ouvir a voz de duas pessoas conversando em português foi o bastante para que eu me aproximasse.

Juliana Macedo_Total

Juliana Macedo, da Total S.A.

Diário de Bordo por Thaís AielloPrecisava compartilhar com alguém, no meu idioma, o que acabara de acontecer comigo. Uma delas estava retornando ao nosso país, após alguns dias de férias. A outra, uma executiva de RH, vive como expatriada em Paris, trabalha em uma das principais companhias francesas, cuidando de… expatriados. Eu desembarcava em Paris para dar início ao Brasileiros Pelo Mundo, canal do Panorama Executivo que se propõe a tratar das oportunidades de carreira e desenvolvimento profissional e pessoal para além das fronteiras do nosso país. O extravio da mala me permitiu conhecer Juliana Macedo, da Total S.A., responsável na matriz da companhia de energia pela gestão internacional de mobilidade de todo o grupo.

De cinco dias em Paris, três fiquei sem meus pertences, improvisando com algumas compras emergenciais. A mala chegou nos 45 minutos do segundo tempo, pouco antes de eu sair para o encontro agendado com a Juliana Macedo. Felizmente, pude ir para a entrevista devidamente municiada com meu gravador, alguns equipamentos e sem estar calçando meu surrado tênis de viagem!

O resultado da entrevista está no vídeo que inaugura a série Brasileiros Pelo Mundo.

Para saber mais sobre a carreira da expatriada Juliana Macedo, visite o perfil da executiva no LinkedIn.

Em tempo: Brasileiros Pelo Mundo é o novo canal do Panorama Executivo que se dedica a falar sobre gestão da carreira internacional e  perspectivas para além das fronteiras.

PS: Abaixo, algumas fotos do prédio da Total em Paris e de franceses (e possivelmente muitos expatriados também) tomando sol nos jardins da região de La Defense, que reúne escritórios de grandes empresas. Ah, imagens também da minha mala, que voltou toda combalida por fora, mas íntegra em seu interior.