Movimentações Executivas 2018-02-15T22:38:16+00:00

Movimentações Executivas

Aqui você fica sabendo sobre promoções e contratações e conhece as principais mudanças na alta cúpula das empresas.

1302, 2018

Na Henkel, comando de Manuel Macedo se expande para toda a América Latina

Manuel Macedo Henkel

O executivo português Manuel Macedo, que responde pela presidência da Henkel no Brasil e pela vice-presidência da unidade de negócios de Adhesive Technologies para América do Sul, amplia sua responsabilidade na estrutura organizacional, estendendo sua liderança aos negócios da companhia em toda a região latino-americana. Macedo iniciou sua trajetória na empresa em 1994, ainda em Portugal, cumprindo depois carreira no exterior, com posições de destaque no México e no Chile. É fluente em cinco idiomas e acumula vivência em nove países, tendo chegado ao Brasil em 2012. Formado em administração de negócios pela Universidade Técnica de Lisboa, possui MBA em estratégia industrial pelo Insead, na França, e cumpriu o programa Building Businesses in Emerging Markets em Harvard.

 

1302, 2018

Solvay promove Daniela Manique à presidência da unidade global de negócios Coatis

Daniela Manique Solvay Coatis

Daniela Manique se torna a primeira mulher a assumir na Solvay o comando de uma unidade global de negócios baseada no Brasil. A executiva foi nomeada presidente da Coatis, voltada à produção de fenol, derivados e solventes oxigenados, entre outros produtos. Formada pela FEI e com pós-graduação em administração de empresas pela FGV, a engenheira química possui MBA em negócios pela FEA/USP. É diplomada ainda pela Faculdade de Estudos em Petróleo e Energia de Oxford, na Inglaterra, além de ter cumprido curso de estratégia pelo Insead, na França.

 

1302, 2018

Adriana Zanni lidera RH da AON Brasil

Adriana Zanni AON

Vinda do Grupo Brasanitas, Adriana Zanni ingressa na AON Brasil à frente do RH da consultoria e corretora de seguros. Jornalista de formação, a executiva possui cursos de pós-graduação em administração e em recursos humanos, respectivamente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Universidade de São Paulo (USP). No Massachusetts Institute of Technology (MIT), participou do curso Gestão de Liderança em Mudanças Complexas nas Organizações. Já na Fundação Dom Cabral, cumpriu programa em governança corporativa. Seu currículo inclui também Indra, KPMG e ABN AMRO Bank.

 

1302, 2018

Karina Freitas assume RH da Mundipharma Brasil

Karina Freitas Mundipharma

Formada em Psicologia pelo Mackenzie, Karina Freitas se junta à Mundipharma para comandar o RH no Brasil. Trazendo no currículo empresas como Johnson & Johnson e Grupo Boticário, a profissional também atuou em consultorias de recursos humanos, registrando passagens pela Seniors Executive Search e, mais recentemente, pela Stato.

 

1302, 2018

Tarcísio Gargioni AviancaTarcísio Gargioni assume posição no Conselho de Administração da Avianca

Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e já atuante como conselheiro independente em duas empresas, Tarcísio Gargioni passa a integrar o Conselho de Administração da Avianca Brasil. Na companhia desde 2011, ele permanece até julho na vice-presidência comercial de marketing e cargas, participando do processo de transição e sucessão de seu posto. Sua jornada na aviação remonta ao início da década de 90, quando ocupou posição diretiva na Vasp. Em 2000, cofundou a GOL Linhas Aéreas.

1302, 2018

Luciano Rodembusch Tiffany TiffanyCo.Tiffany&Co. anuncia Luciano Rodembusch como VP para Américas

O brasileiro Luciano Rodembusch é o novo vice-presidente sênior da Tiffany & Co. para Américas, responsável pelos negócios da marca nos Estados Unidos, no Canadá e na América Latina. Com passagens por grandes corporações como Procter & Gamble, Bristol-Myers Squibb e Diageo, o executivo iniciou sua história na Tiffany & Co. em 2010, tendo ocupado a vice-presidência para a região latino-americana e, mais recentemente, a função de VP para Ásia e Pacífico.

1302, 2018

Bruno Tortorello JadlogJadlog contrata Bruno Tortorello para posição de CEO

Após comandar a Total Express, Bruno Tortorello está à frente da Jadlog.Ele sucede ao fundador José Afonso Davo, que deixa as funções executivas e passa a atuar como conselheiro da empresa. Engenheiro civil pela Poli/USP, Tortorello possui especialização em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA em gestão internacional pela Fundação Instituto de Administração. Rumo a duas décadas de experiência em logística e distribuição, no passado liderou áreas comerciais e operacionais da Dinap, empresa do Grupo Abril.

1302, 2018

Andrea Busato SafiloAndrea Busato é o VP da Safilo para a América Latina

Sediado em Miami, Andrea Busato passa a exercer a vice-presidência para a América Latina da SAFILO, fabricante italiana e distribuidora mundial de óculos. Na companhia desde 2012, já atuou como CFO para Europa, Oriente Médio e África (EMEA), entre outras funções. Sua experiência na indústria da moda soma mais de uma década e meia, incluindo passagens por Salvatore Ferragamo e Diesel. Seu currículo inclui, ainda, a consultoria Deloitte e a Emerson Network Power.

1302, 2018

Cíntia Magno GSKCíntia Magno chega à farmacêutica GSK como diretora de RH

A psicóloga Cíntia Magno ingressa na GlaxoSmithKline (GSK) para comandar a área de recursos humanos no Brasil. Seu desafio anterior foi na fabricante de lentes oftálmicas Essilor, multinacional francesa detentora das marcas Varilux e Crizal. Antes disso, atuou na Vale por uma década. Graduada pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro, a executiva possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral.

 

 

1302, 2018

Alexandre Marins Lee Hecht Harrison LHHAlexandre Marins ganha novos desafios na LHH

Após quatro anos exercendo na Lee Hecht Harrison (LHH) o papel de Head Coaching e Master Coach LATAM, Alexandre Marins é designado para a diretoria de desenvolvimento de talentos da Lee Hecht Harrison (LHH) para a América Latina. Com 30 anos de experiência de mercado, o líder possui MBA executivo pelo COPPEAD/UFRJ e certificação em coaching pela Columbia University (EUA), além de formações em liderança pela Amana-Key e pela Fundação Dom Cabral. Antes de ingressar no mundo das consultorias, Marins atuou como executivo de TI em empresas de grande porte, como IBM, OI e Shell.

1302, 2018

Antonio Carlos Diel ABFAntonio Carlos Diel está à frente da ABF Sul

Sócio-diretor da rede gaúcha Lojas Calci, Antonio Carlos Diel é nomeado para o comando da regional sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Sua antecessora, a empresária Fabiana Estrela (Estrela Franquias – Rede Caverna do Dino/Barriga Verde) fica à frente da diretoria de capacitação da entidade.

 

 

 

 

1302, 2018

Ludmila Braga Tauil ChequerLudmila Braga é promovida à sócia do Tauil & Chequer Advogados

Três novos sócios passam a integrar a banca do escritório Tauil & Chequer Advogados, entre eles Ludmila Arruda Braga, que se firma na área imobiliária, na qual detém ampla experiência, incluindo expertise em transações que envolvam a cultura de negócios asiática. Os outros dois profissionais promovidos a sócios são Gustavo Lasalvia (Aviação e Seguros & Resseguros) e Luis Otero Montes (Bancário & Financeiro e Infraestrutura).

 

 

 

3001, 2018

João Ricciarelli é o sucessor de Roberto Leme na presidência da Leadec no Brasil

João Ricciarelli Leadec

O engenheiro eletricista João Ricciarelli, que no passado liderou a Bombardier Transportation no Brasil, foi nomeado CEO da Leadec no país. Com mais de 30 anos de experiência, em funções estratégicas no Brasil e no exterior, o executivo se juntou à companhia em março de 2017, como COO. Ele sucede a Roberto Leme, que passa a integrar o Conselho Supervisor da Leadec, denominação atual da Voith Industrial Services. Ricciarelli é graduado pela Escola de Engenharia Mauá e registra passagens pelas multinacionais ABB e SKF. Nessa última, exerceu diferentes posições no exterior, incluindo a de country manager no Canadá. Já o comando da Bombardier no Brasil se deu entre junho de 2015 e outubro de 2016.

 

3001, 2018

Vindo da Telefônica, Gustavo Gachineiro se integra à CPFL Energia

Gustavo Pinto Gachineiro CPFL Energia

Após exercer a vice-presidência de assuntos corporativos da Telefônica Brasil (Vivo), Gustavo Pinto Gachineiro ingressa na CPFL Energia como VP jurídico e de relações institucionais, responsável também pelo Instituto CPFL e por sustentabilidade e comunicação empresarial. Graduado pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), o executivo possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (ISAE – FGV) e acumula mais de 20 anos de atuação em grandes empresas brasileiras e multinacionais, entre elas GVT, Elucid, AT&T e Promon Eletrônica.

 

 

3001, 2018

Cristina Gallinaro assume RH da farmacêutica Shire para a América Latina

Cristina Gallinaro Shire

Com vasta experiência na indústria farmacêutica, Cristina Gallinaro segue para novo desafio, agora como diretora de RH da Shire para a América Latina. Sua trajetória inclui passagem pela Johnson & Johnson e permanência de mais de 15 anos na Allergan, de onde partiu para a Mundipharma, empresa na qual vinha atuando desde julho de 2015. Graduada em engenharia química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, a executiva possui MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

 

 

3001, 2018

PhD Newton Campos é o novo country manager da IE Business School no Brasil

Newton Campos IE Business School

Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EAESP, Newton Campos foi nomeado country manager da IE Business School no Brasil. Além da posição de gestão, Campos é professor de empreendedorismo e pesquisador na área de capital empreendedor da própria IE, atuando também como líder de equipe do programa de desenvolvimento do empreendedorismo na Guiné-Bissau para o Banco Mundial. Possui mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de novos negócios para os setores de educação e tecnologia na américa latina. Outro reforço da instituição, considerada uma das principais escolas de negócio do mundo, é Marco Barbieri, que assume a diretoria de admissões no país.

3001, 2018

Leandro Baroni Chiesi BrasilChiesi anuncia Leandro Baroni na direção financeira

Leandro Baroni é o novo diretor financeiro da Chiesi Brasil, reportando-se diretamente ao gerente geral da farmacêutica, Fernando Almeida. Sob sua responsabilidade ficam as áreas fiscal, planejamento e controle, tesouraria, licitações, compras e administração de vendas. Formado em ciências contábeis, o executivo possui extensão em contabilidade internacional pela PUC Campinas e MBA em estratégia empresarial pela Business School São Paulo. Seu currículo inclui KPMG, Nestlé, Johnson Controls, Pernod Ricard e Grupo Barilla.

3001, 2018

Marcos Braga SBPNLMarcos Braga é o novo CEO da SBPNL

A Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) anuncia a contratação de Marcos Braga para a posição de CEO da entidade. Com passagem pela Deloitte, onde ocupou o cargo de diretor de negócios de educação empresarial, o executivo atuou por 14 anos na HSM do Brasil, ocupando a presidência da empresa entre 2008 e 2013. Com a chegada de Braga, Gilberto Cury, fundador e até então presidente da SBPNL, passa a exercer o cargo de presidente do Conselho Deliberativo.

3001, 2018

Hélio Adnet BrasilprevHélio Adnet assume superintendência na Brasilprev

A superintendência de operações da Brasilprev ganha novo titular, estando agora sob a responsabilidade de Hélio Adnet. Na empresa desde 2012, o executivo acumula três décadas de experiência em diferentes indústrias, tais como comércio varejista, construção e mercado imobiliário, incluindo shopping centers e empreendimentos logísticos. Engenheiro civil pela PUC do Rio de Janeiro. Adnet possui um MBA pela American Graduate School of International Management, do estado do Arizona, Estados Unidos.

3001, 2018

Brasilprev promove Marcelo Wagner a diretor financeiroMarcelo Wagner Brasilprev

O administrador de empresas Marcelo Otavio Wagner amplia suas responsabilidades na estrutura da Brasilprev, agora como diretor financeiro da empresa. Pós-graduado em finanças pela Fundação Getúlio Vargas, ele possui cursos de extensão em gestão de riscos corporativos e em gestão de fundos de pensão. Presidente da Comissão de Investimentos da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), o executivo teve passagem também pelo Banco do Brasil, exercendo funções tanto no país como no exterior. Seu sucessor à frente das áreas de planejamento, infraestrutura e controles de investimentos da Brasilprev é Flávio Luciano Manzoni, profissional com 14 anos de casa.