Agenda Panorâmica 2018-02-19T16:54:49+00:00

Agenda Panorâmica

Um panorama sobre cursos, palestras, eventos, workshops, lançamento de livros, exposições e outros acontecimentos para ampliar o conhecimento e o repertório.

 

Especialistas discutem desafios para o varejo na FGV EAESP

 

Na quarta, 21 de fevereiro de 2018, a partir das 8h30, o Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) reúne especialistas em varejo para discutir desafios, tendências e perspectivas do setor em 2018. Segundo o coordenador do GVcev, professor Maurício Morgado (foto), a iniciativa tem o objetivo de contribuir para repensar o varejo, seus formatos, processos e formas de gestão. Além de analisar o panorama político-econômico nacional e seus reflexos nos negócios, o evento abordará tecnologias e inovações que exercem impacto no varejo, incluindo novidades exibidas na NRF Retail’s Big Show que ocorreu no mês de janeiro, em Nova Iorque. Informações: www.fgv.br/cev .

 

Estante: livro aborda 4ª Revolução Industrial sob a ótica do Brasil

Quarta Revolução Industrial Olhar Brasil

Será nesta quarta, 21 de fevereiro de 2018, a partir das 14h, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo, o lançamento do livro Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil (Editora Brasport). Coletiva, a obra reúne o pensamento de mais de 50 especialistas, entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado, de empresas como  Accenture, EY, PwC, Embraer, Natura, Roche, Siemens, entre outras. No evento de lançamento, os autores apresentam a estrutura do trabalho e promovem painel para discutir a temática, procedendo na sequência à seção de autógrafos, prevista para até as 18h. Informações: http://4rvaesbr.com.br .

 Brasil sedia pela primeira vez a Latin America Investment Conference

 

Está marcada para os dias 1º e 2 de março a edição 2018 da Latin America Investment Conference, iniciativa promovida pelo CFA Institute em conjunto com a CFA Society Brazil. Voltado a profissionais dos mercados financeiro e de capitais que trabalham na América Latina ou têm interesse na região, o evento será realizado no Belmond Copacabana Palace, na cidade do Rio de Janeiro. O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa (foto), está entre os palestrantes do encontro, que traz especialistas nacionais e internacionais para discutir tendências, inovações e oportunidades de investimento na América Latina, entre outras questões. Informações: www.cfasociety.org.br .

 Empresário Carlito Gini lança livro com histórias de sua vida e carreira

 

Está marcado para quinta, 1º de março, na capital paulista, o lançamento de Minha Vida Daria Um Livro…E Deu (Matrix Editora), de autoria de Carlito Gini, com texto da jornalista Maiá Mendonça. Passagens marcantes da vida do empresário são elucidadas tendo como pano de fundo períodos importantes do Brasil. A obra discorre também sobre denúncia de intoxicação sofrida pela Gini, uma das maiores produtoras de palmito do país, episódio que acabou se transformando em case de marketing. São Paulo: dia 01/03 (quinta-feira) às 19h, na Livraria Cultura – Shopping Iguatemi (Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Europa). A noite de autógrafos será na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, à Av. Brig. Faria Lima, 2232, no Jardim Europa, a partir das 19h.

 HR Conference: HSM discute RH na era digital

 

A HSM realiza na terça, 6 de março de 2018, das 9h às 17h30, no Hotel Transamérica, em São Paulo, a primeira edição do HR Conference, encontro de especialistas na área de recursos humanos que, nesta edição, discutirá o papel do RH na Era Digital. O time de palestrantes inclui Helen Rosethorn, autora do livro The employer brand e George Hallenbeck, do Center for Creative Leadership (CCL), além de Sofia Esteves (DMRH), Christian Orglmeister (The Boston Consulting Group) e da especialista em aprendizagem corporativa digital Patrícia Chagas. Informações: www.hsm.com.br .

Fundação Estudar

FDC oferece curso alinhado a skills do World Economic Forum

Estão abertas as inscrições para o Programa Líderes Estudar 2018 

FGV Management amplia portfólio de MBA executivos em SP, RJ e Brasília

A Fundação Dom Cabral está com inscrições abertas para especialização em gestão de negócio, curso a ser oferecido em diferentes pontos do país, de acordo com calendário específico. Alinhado com skills preconizados pelo World Economic Forum, como criatividade, pensamento crítico e adaptativo, resolução de problemas complexos, trabalho colaborativo e transdisciplinaridade, o programa está estruturado em quatro blocos, denominados percursos. No primeiro deles, o participante é convidado a olhar para si e para o entorno, focando tanto no autoconhecimento quanto na lógica e nas dinâmicas inter e intraorganizacionais. O Percurso 2 provê uma leitura sistêmica por meio de estudo de caso real, enquanto o 3 analisa desafios de gestão a partir de disciplinas nas áreas de estratégia, finanças, pessoas e marketing. Finalizando, o Percurso 4 diz respeito à parte prática, que envolve a construção de TCC. Há opção de incluir também módulos adicionais, tanto no Brasil como no exterior. Ao longo da jornada, são promovidos diálogos com líderes e profissionais relevantes no mercado. Outro diferencial está no apoio oferecido em termos de elaboração e acompanhamento do plano de carreira. O esquema de aulas e a data de início variam, de acordo com a localidade. Na Região Norte, o curso começa no dia 23 de fevereiro, em Belém (PA). Em março é a vez do Nordeste e do interior de Minas Gerais e de São Paulo. Entre as opções de abril estão São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Mais informações: www.fdc.org.br.

A Fundação Estudar está recebendo inscrições para a versão 2018 do Programa Líderes Estudar, iniciativa voltada a jovens entre 16 e 34 anos que estejam matriculados, em processo de aceitação ou cursando o ensino superior. São quatro categorias de bolsa: graduação completa no Brasil; intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior; graduação completa fora do país e pós-graduação internacional. Além de apoio financeiro, os aprovados passam a integrar a Comunidade de Líderes Estudar, rede de talentos que tem como missão contribuir para grandes transformações no Brasil em diferentes setores. Os participantes têm acesso à mentoria e a momentos de networking com grandes líderes, além de participar de diversos programas de desenvolvimento pessoal e profissional oferecidos pela instituição. A avaliação está baseada em meritocracia, e os critérios levam em conta excelência acadêmica e profissional, potencial intelectual e competências como liderança, empreendedorismo, proatividade, criatividade, ética e gosto por desafios. O nível de comprometimento do candidato com o Brasil também é levado em conta. Mais informações: https://lideres.estudar.org.br.

Três novas opções passam a integrar o portfólio de mais de 90 cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas, ofertados pelo FGV Management em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro. Gestão estratégica de pessoas, compliance e contabilidade são as áreas de destaque para os programas que fazem sua estreia em 2018. Brasília terá pela primeira vez o MBA em Contabilidade e o MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores, que passa a compor também a grade do Rio de Janeiro. Já o MBA de Controladoria, Auditoria e Compliance será oferecido nas três localidades. Em São Paulo, há também outras alternativas de MBA que se destacam, como o de finanças corporativas e o de investimento e risco, no qual o participante aprofunda o conhecimento acerca da gestão dos diversos tipos de ativos e carteiras, como fundos de investimento, carteiras de ações, renda fixa e Wealth Management. Mais informações: http://management.fgv.br.